Pré moldados Filipin BLOG

10 / nov

Sustentabilidade na construção civil: as vantagens do pré-fabricado

Saiba como optar pelo pré-fabricado pode ser a melhor opção para a sustentabilidade da obra

 

Sustentabilidade significa atender às demandas da humanidade de forma a comprometer o menos possível as gerações futuras. Ela não é mais um conceito a ser aplicado no futuro. É uma realidade que está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e é uma necessidade, não opção. Hoje em dia, não busca-se apenas uma sustentabilidade ambiental, mas também em outros setores. Fala-se, também, em sustentabilidade econômica e social, por exemplo.

Canteiros de obras, em geral, consomem grandes quantidades de recursos, como água, energia e materiais. Assim, uma obra ter certificação de sustentável é um diferencial no mercado.

Os principais fatores que fazem uma obra ser sustentável são:

  • Utilizar os recursos hídricos de forma racional e eficiente;
  • Utilizar, também, a energia de forma racional e eficiente;
  • Reciclar e descartar os resíduos da construção de forma correta;
  • Otimizar o uso de materiais e, assim, reduzir resíduos;
  • Usar tecnologias inovadoras e limpas;
  • Ter um planejamento financeiro, para a eficiência da obra e economia de recursos;
  • Respeitar as normas de segurança, de maneira a garantir a integridade física e o trabalho adequado aos funcionários.

 

O pré-fabricado para uma obra sustentável

Como as peças de pré-fabricado são feitas fora do canteiro de obras, têm-se um canteiro de obras mais limpo e organizado que em obras tradicionais. Dessa maneira, garante-se estruturas precisas e uniformes e, além disso, um canteiro de obras com muito menos resíduos e poluição. O pré-fabricado também é sustentável porque, com ele, reduz-se a quantidade de materiais usados e toxinas de resíduos. Como utiliza estruturas modulares, permite a reutilização de painéis e novas peças em expansões futuras.   

Além de sustentabilidade ambiental, os pré-fabricados também contribuem na sustentabilidade econômica e social. Isso porque, economicamente, os pré-fabricados gastam muito menos que construções tradicionais. Eles permitem uma construção mais rápida e com menos imperfeições. Já socialmente, proporcionam um local de trabalho mais limpo e organizado, por sua redução de resíduos. Bem como se adaptam às características ambientais de cada região, seja em área urbana ou rural.

Para garantir que sua obra seja sustentável e ainda ter estruturas pré-fabricadas de excelente qualidade, é preciso contar com um fornecedor com experiência. Para isso, você pode contar com a Pré-Moldados Filipin, que atua na área desde 1996. A empresa trabalha para garantir o bom andamento da sua obra e investe constantemente para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. Faça já seu orçamento!