Pré moldados Filipin BLOG

21 / nov

A Laje Alveolar Protendida garante resistência e praticidade

Conheça a peça que tem o melhor custo-benefício em lajes para pré-fabricados

A Laje Alveolar Protendida consiste em painéis pré-moldados de concreto protendido. Esse tipo de peças possuem seções transversais, que diminuem consideravelmente o peso de cada peça. Produzidas em sistema de protensão, as Lajes são de um concreto muito mais resistente e aços especiais.

Esse tipo de lajes são feitas sob encomenda, de acordo com o projeto do cliente. Elas são produzidas a partir de uma peça concreto, que depois é cortada nas dimensões especificadas para a necessidade de cada obra.

Uma das vantagens da Laje Alveolar Protendida é que, em lajes normais é necessário receber e descarregar diversos componentes, tais como: vigotas; elementos de enchimento; escoras; armaduras; etc. Já nas alveolares, são somente os painéis, pré-fabricados e o aço para a malha de distribuição. Assim, economiza-se tempo de manuseio e espaço para estoque do produto.

E por falar em economizar tempo, a Laje Alveolar Protendida é montada muito mais rápido que uma laje tradicional, uma vez que o seu processo é bem mais simples. O rendimento de uma equipe de montagem de três a quatro operários pode chegar a 50m²/hora.

Após a montagem ser concluída, já é possível executar o capa de concreto ou preenchimento das juntas. Vale lembrar que isto só é possível uma vez que a laje alveolar protendida é auto-portante,por isso dispensa os serviços de carpintaria e é capaz resistir a carregamentos e sem necessidade de escoramento.

Podendo ser usada em diversos tipos de construções, a Laje Alveolar Protendida permite a construção de projetos com vãos maiores, devido à sua resistência. A peça não é comprometida inclusive se furada para a passagem de canos e instalações. Desde que não se rompam as cordoalhas protendidas da peça.